top of page

Chaminés Industriais de Alvenaria de Tijolo

chaminés industriais

São construções que não passam despercebias, possuindo alturas da ordem dos 20 m a 50 m, ou mesmo mais em alguns casos. Esta característica torna bastante difícil as operações de manutenção.

Principais Características
Valor do Património Industrial
Chaminés em Alvenaria de Tijolo

Estas construções podem ser divididas em três partes. A coroa, que tem uma importante função decorativa, a chaminé, responsável pelo transporte do fumo e a base, que transmite as cargas ao solo.

O património industrial reflete uma importante parte da atividade das comunidades, tendo contribuído para a criação de valores e memórias coletivas. Integram-se neste conceito fábricas e complexos industriais que frequentemente adquiriram ao longo do tempo profundo significado histórico. É, por isso, importante preservar este património, por vezes o único vestígio de actividades que constituíram a base de sobrevivência e desenvolvimento das comunidades em que se insere.

Este tipo de chaminés apareceu durante a revolução industrial, em meados do século XVIII, em Inglaterra. Em Portugal surgem em meados do século XIX, quando o desenvolvimento da indústria se torna fundamental para a economia portuguesa.

Com o passar do tempo e a progressiva generalização do betão armado, estas chaminés caíram em desuso, tendo as que restaram hoje em dia um papel essencialmente simbólico e documental.

As chaminés de alvenaria de tijolo são em geral valorizadas pelas comunidades onde se inserem, ao longo de todo o país, como elementos arquitectónicos singulares e representativos de um frequentemente emblemático passado industrial.

chaminés industriais
chaminés industriais
bottom of page