Chaminés Industriais de Alvenaria de Tijolo
Conservação do Património Industrial
Materiais
Estas construções tinham a função de expelir os gases provenientes de fábricas de diversas indústrias. Como tal, os materiais constituintes tinham de ter resistência apropriada às elevadas temperaturas a que eram sujeitos.
São em geral constituídas por alvenaria de tijolo assente com argamassa de areia e cal, mas o tipo específico de tijolo e os detalhes construtivos apresentam variações.
-
A escolha dos tijolos era feita com base na temperatura dos gases a expelir:
-
Para temperaturas inferiores a 300ºC, que era a maior parte dos casos, utilizava-se alvenaria de blocos de tijolo cerâmico maciço ou perfurado.
-
Para temperaturas superiores a 300ºC, utilizava-se tijolo refractário ou fazia-se um pano interior de tijolo refractário e uma caixa-de-ar entre este e o pano exterior de tijolo corrente.
(Pallarés 2003)
-
Existem casos em que em vez de tijolo cerâmico se utilizaram outros materiais, por motivos económicos como por exemplo a facilidade de acesso ao material .
-
Como exemplo vemos aqui uma chaminé em São Miguel, Açores, em que foram utilizados blocos de basalto devido à abundância desta rocha na ilha.
-
Trata-se da chaminé de uma antiga fábrica de álcool. O edifício é agora um centro de arte contemporânea.
-